Imagem

Assista e vote nos melhores vídeos de apresentação de trabalho

IV SBBC

O Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação - SBBC teve seu primeiro evento realizado em 2011, pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás. Sentindo a necessidade de discutir alguns temas da conservação, o Prof. Rafael Loyola juntamente com seus alunos, decidiram iniciar um evento que discutisse problemas pertinentes aos temas centrais de estudos. Com isso, eles convidaram importantes nomes para debater alguns eixos temáticos durante o simpósio. Por não existir na época, e até os dias de hoje, nenhuma Sociedade Brasileira de Biologia da Conservação, após o evento de 2011 não se tinha certeza da continuidade do simpósio.

Foi então que, sabendo da importância dessa discussão em nível nacional, o Prof. Augusto João Piratelli, da Universidade Federal de São Carlos, propôs aos seus alunos esse desafio: dar continuidade e organizar o II SBBC. O simpósio migrou para São Paulo e foi realizado no ano de 2013, o que gerou um intervalo de dois anos para a realização do simpósio e que foi mantido até hoje. Neste II simpósio foram realizadas palestras e mesas redondas discutindo diversos temas da conservação. E como ocorreu no primeiro evento, após a finalização do II SBBC, houve aquele momento de dúvidas se aconteceria o III simpósio e quem seria o organizador!

Em 2015 entrou a Fundação Parque Zoológico de São Paulo que, em parceria com o Prof. Piratelli, consolidaram o evento nacional em sua terceira edição, confirmando o caráter bianual do simpósio. A terceira edição foi realizada também em São Paulo e trouxe uma grande novidade para os participantes: a possibilidade de enviar trabalhos científicos! E foi nessa edição que a Bocaina estreitou sua relação com o simpósio.

Além de participar do III SBBC com apresentação de resumo, tivemos a oportunidade de documentar todo o evento para sua posterior socialização do conhecimento. E foi numa conversa durante o evento com o Prof. Piratelli que surgiu o grande convite e o maior desafio que já aceitamos: levar a quarta edição para Minas Gerais no ano de 2017!!!

Cientes da importância do SBBC para o desenvolvimento da Ciência da Conservação para os profissionais brasileiros a próxima edição será sediada em Belo Horizonte/MG, e organizada pela Bocaina Biologia da Conservação. O principal objetivo deste evento é possibilitar a discussão sobre temas atuais e os avanços nacionais e internacionais obtidos na área da Conservação da Biodiversidade, bem como estreitar os laços existentes entre a comunidade científica brasileira envolvida nesta temática, trazendo novas formas de documentação e divulgação do conhecimento gerado durante o evento. 

É com grande empenho e entusiasmo que estamos trabalhando na organização da quarta edição deste evento e será um prazer contar com sua participação no IV SBBC que acontecerá nos dias 3 a 7 de Dezembro de 2017, no Auditório Nobre do CAD I, localizado na UFMG - Campus Pampulha.

EDIÇÕES ANTERIORES

ImagemImagem Imagem
ORGANIZADORES IV SBBC
A Bocaina Biologia da Conservação é uma consolidada instituição que atua em educação científica, com foco na capacitação de profissionais para atuação na Biologia da Conservação e na socialização do conhecimento científico.

 A pós em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre da UFMG é um dos cursos mais tradicionais do país (fundado em 1989) e possui como um dos objetivos aplicar as habilidades e conhecimentos adquiridos em diferentes setores acadêmicos e não-acadêmicos da sociedade. 

A ECMVS tem convênios firmados com diversas instituições nacionais e internacionais e, juntamente com a Bocaina, estão formalizando termos de parceria com outras pós graduações da UFMG, além de ONGs, institutos e órgãos do poder público, para transformar o evento em um marco da conservação no país.
Exemplo de imagem
ORGANIZAÇÃO:
Bocaina Biologia da Conservação
Felipe Fonseca do Carmo
Lucas Neves Perillo

PÓS-GRADUAÇÕES:
Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre
Frederico Siqueira Neves
Ricardo Ribeiro de Castro Solar
Adriano Pereira Paglia

Biologia Vegetal
Fernando Silveira
Rosy Isaias

COMISSÃO CIENTÍFICA:
Fernanda Vieira da Costa
Paloma Marques
Thaise Bahia
Laura Bubantz Fantecelle

COMISSÃO AVALIADORA DE RESUMOS:
Affonso Henrique Souza
Fabrício Santos
Fernanda Vieira da Costa
Fernando Silveira
Gabriela Duarte
Marcos Callisto
Maria Auxiliadora Drummond
Rodrigo Massara
Ricardo Solar
Rosy Isaias
Paulo Garcia
Yumi Oki

COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO ONLINE
Isabella Almeida Villani - www.isavillani.com
Felipe Fonseca do Carmo
Lucas Neves Perillo
Daniela Melo Garcia de Oliveira

COMISSÃO LOGÍSTICA/FINANCEIRA
Lucas Neves Perillo
Matteus Carvalho Ferreira
Luiza Neves Guimarães
Ana Clara Nunes Amorim


contato.sbbc2017@gmail.com

ORGANIZAÇÃO

Bocaina
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

APOIO

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Participe do Pré-Simpósio Online Gratuito*
Não espere até o dia 03/12/2017! 

Você já pode participar desta etapa. Ao longo do ano teremos vídeos, tópicos complementares e discussões.
*Não precisa estar inscrito no evento presencial para participar desta etapa