Receba todas as nossas novidades e conteúdos exclusivos

Imagem
Imagem
Aprendendo na prática e produzindo conhecimento científico aplicável para a conservação
Apresentação

Os alunos vivenciam atividades teóricas e práticas, com palestras e a apresentação de metodologias de trabalho em campo nas áreas de Ecologia e Zoologia de Mamíferos, Anuros, Aves e Insetos, com temas variados que abrangem desde a História Natural à Biologia da Conservação. Hoje, estas são as áreas que mais mobilizam recursos para conservação; as que geram o maior volume de publicações acadêmicas; e as que mais empregam em laboratórios de pesquisa científica e no licenciamento ambiental. Indicado para alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Ecologia, Engenharia Ambiental, cursos Técnicos em Meio Ambiente, e interessados em geral, o curso busca familiarizar os alunos com as principais técnicas de investigação biológica em campo nas áreas mencionadas, bem como propiciar uma vivência de etapas fundamentais da produção científica.


Histórico

Combinando teoria e prática, curso é realizado em parceria com a RPPN Santuário do Caraça e tem carga horária de 24 horas. Em todas edições realizadas, além de abordarmos aspectos de História Natural, tratamos principalmente os fundamentos metodológicos de estudos de campo com Mamíferos, Anuros, Aves e Insetos, grupos mais utilizados para diagnósticos ambientais. Ainda separamos um tempo para uma introdução aos métodos de tratamento de dados.


Cronograma e ementa simplificada 

- Dia 1:

10h Chegada à RPPN Santuário do Caraça. Acomodação.
10h30 Café
11h Apresentação do curso. Recepção.
12h Almoço
13h Trilha da Capelinha: Apresentação dos métodos de estudo em campo e palestra ao ar livre abordando a História Natural da região, desde os primeiros trabalhos dos Naturalistas do século XIX às pesquisas atuais.
15h30 Lanche
16h Apresentação de material e métodos de campo de estudos com Anuros, Aves, Mamíferos e Insetos.
18h30 Jantar
20h Saída de campo noturna: Anuros nos alagados do Tanque São Luís.
21h30 Retorno às Casas da Ponte e São Luís.

- Dia 2:
5h30 Tanque São Luís: Métodos de levantamento de Aves
8h Café da manhã
9h Atividade de campo: métodos de levantamento de Insetos e Mamíferos – Trilha do Belchior
12h00 Recreação no Banho do Belchior e Lanche de campo
14h30 Tratamento dos dados obtidos em campo
16h30 Lanche
17h Fechamento do curso
18h Retorno para Belo Horizonte
21h30 Previsão de chegada

Algumas imagens