Receba todas as nossas novidades e conteúdos exclusivos

Início > Conteúdos > Bocainews   

Logo-lobo-ECMVS
Cursos de Campo do Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre da Universidade Federal de Minas Gerais
Em março de 1989, na Estação Ecológica da UFMG, ocorreu a primeira aula da pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre (ECMVS) . Desde então, dezenas de profissionais da conservação foram formados no programa. Uma das disciplinas mais esperadas pelos alunos de Mestrado e Doutorado é o Curso de Campo, uma imersão que simula muitos aspectos da carreira científica, desde o despertar de uma curiosidade sobre a natureza até a publicação de descobertas e revisão por pares. Os cursos acontecem atualmente em diversos biomas brasileiros, comandados por diferentes programas de pós-graduação do Brasil. 

Ao longo de sua história de mais de 30 anos, o ECMVS se tornou um dos cursos de pós em conservação mais tradicionais do Brasil e já ofereceu cursos de campo em lugares como o Parque Estadual do Rio Doce, Rio Preto e Pico do Itacolomi em Minas Gerais, e no Acre e Pantanal. Em janeiro de 2022, aconteceu na RPPN Santuário do Caraça pela primeira vez. Durante dez dias, diversos projetos orientados e livres foram realizados, com a participação de professores de instituições de pesquisa, como a UFRJ, UFMG e UFV.

Cursos de campo são a melhor ferramenta para treinar novos ecólogos e cientistas ambientais em geral. Atualmente o Curso de Campo da UFMG  está estruturado de acordo com o modelo da Organization for Tropical Studies (OTS) , o mesmo usado por diversos outros cursos de campo em Ecologia tradicionais no Brasil, como Ecologia da Floresta Amazônica e Ecologia do Pantanal.
 Não é possível formar um mestre ou um doutor em Ecologia sem que ele vivencie atividades de campo, conviva com seus colegas e passe por experiências de análise de dados, discussões e apresentações dos resultados de projetos. Esse conjunto de atividades práticas são muito importantes para a formação dos futuros profissionais de Ecologia e Conservação.

Os livros de relatórios das edições anteriores do curso de campo podem ser baixados aqui:
... esse curso de campo é muito importante para gente conseguir mesmo ter uma ideia, ter uma noção de tudo que pode ser feito, ter uma ideia de outras áreas, do que você pode incluir na sua pesquisa. Do que às vezes você tem uma ideia e pensa: “não, isso é melhor eu de deixar de fora”. Todas essas questões são, nossa, muito importantes e tem sido um aprendizado...
Bárbara Dolabela
Bárbara Dolabela
Aluna de doutorado - ECMVS
... O curso de campo oferece uma variedade enorme de atividades, de projetos, de discussões sobre abordagens diferentes em ecologia. Oferece também a oportunidade de convivência. Mais do que nunca, conviver entre colegas, entre amigos, fazer novas amizades, ouvir novas abordagens. E aprender juntos. Aprender na prática...
Marcos Callisto foto
Marcos Callisto
Professor UFMG
... A aprendizagem no campo é muito importante porque os alunos têm a chance de ver coisas novas, levantar perguntas deles mesmos. Então tem experiências que fazem com que melhore essa prática... 

Marina Beirão
Marina Beirão
Residente pós-doutoral UFMG
... É mais uma forma de trazer os estudantes para o campo para interagir, surgir ideias novas e para entender que o principal é a biologia e a ecologia e não só apenas a análise, a parte matemática. Mas que por trás de cada número tem uma história e esta história é biológica...
Rodrigo Massara
Rodrigo Massara
Residente pós-doutoral UFMG

REALIZAÇÃO E APOIO

Clique nos links e visite os sites

ECMVSPPG UFV logoRPPN Santuário do Caraça logoBocainaUFMG logoUFV logoProecosInstituto de Ciências Biológicas UFMG - logoCAPES LOGO CNPqFAPEMIG logoDeutscher Akademischer AustauschdienstUniversität Münster


Ficha técnica

Produção | Bocaina Biologia da Conservação
Roteiro | Lucas Perillo
Imagens | Lucas Perillo e Ricardo Solar

Participantes do curso na RPPN Santuário do Caraça - 2022

Coordenadores
• Prof. Dr. Ricardo Ribeiro de Castro Solar, UFMG, coordenador do curso.
• Prof. Dr. Ricardo Campos, UFV
• Prof. Dr. Lucas Paolucci, UFV

Professores convidados
• Prof. Dr. Marcos Callisto, UFMG
• Prof. Dr. Paulo Peixoto, UFMG
• Prof. Dr. Thiago Gechel Kloss, UFV
• Prof. Dr. Pietro Maruyama, UFMG
• Prof. Dr. Fernando Silveira, UFMG
• Dra. Marina Beirão, UFMG
• Dr. Rodrigo Massara, UFMG
• Dr. Lucas Perillo, UFMG
• Dra. Daniele Kasper, UFRJ

Monitor
• Gabriel Estevão Nogueira Aguila, UFMG

Alunos
1. Anelise Rodrigues Machado Garcia, UFMG
2. Arthur Soares Fernandes, UFMG
3. Carla Patrícia De Souza, UFMG
4. Jéssica Mascarello Graciano, UFMG
5. Bárbara Martins Dolabela, UFMG
6. Larissa Moreira Silva, UFMG
7. Leticia Carvalho Boratto, UFMG
8. Mehrzad Zare, UFMG
9. Hannah Kalthoff, Münster Universität
10. Jefferson Bruno Bretas De Souza Oliveira, UFV
11. Rafael Diniz Marques, UFV
12. Breno Henrique Felisberto, UFV
13. Ana Dária Leite Viana, UFV
14. Norma Rodrigues Nunes De Senna, UFV